Hoje em dia é praticamente impossível encontrar uma mulher que não goste ou não use maquiagem. O efeito transformador que uma boa make produz é realmente impressionante, mas nem tudo são flores quando o assunto é cosmético. Grande parte dos produtos de maquiagem contém substâncias que podem fazer mal a saúde dos olhos.
É muito importante saber a procedência do produto antes de utiliza-lo para que sua saúde ocular não seja comprometida. Os olhos são deveras sensíveis e os produtos que entram em contato com essa região precisam ser de boa qualidade e imprescindivelmente estar dentro da validade.
O que dizem os especialistas?
A Oftalmologista Rachel Gomes do Hospital de Olhos Paulista revela que grande parte das alergias e contaminações da córnea ocorre pelo uso de maquiagens vencidas. Outro perigo está em compartilhar a maquiagem com outras pessoas. A recomendação dos médicos é que esse tipo de produto seja de uso estritamente pessoal para evitar transmissão de doenças como a Conjuntivite, por exemplo.
Outro ponto em que muitas mulheres pecam é esquecer-se de remover a maquiagem na hora de dormir. Hábitos como esse podem causar graves problemas, podendo levar até danos oculares severos. Os resíduos da máscara de cílios e do lápis de olho podem causar a obstrução do canal lacrimal ou outras infecções como Hordéolo, o famoso Terçol.
Objetos ponte agudos como lápis e delineador devem ser aplicados com muita cautela para que não haja lesões na conjuntiva, nem na córnea. Também é preciso estar atenta ao utilizar base, corretivo e sombra na região das pálpebras. O produto pode escorrer e entrar em contato com a parte interna dos olhos, desencadeando problemas como a Dermatite Palpebral e Blefarite (inflamação e infeção dos cílios).
Remoção da Maquiagem Nos Olhos
Tão importante quanto aplicação correta da maquiagem nos olhos é a remoção da mesma. Demaquilantes e sabonetes comuns não costumam realizar a limpeza completa da pele, além de eventualmente causar ardência na região dos olhos.
É bastante comum que pessoas tenham alergia aos componentes da fórmula dos itens de maquiagem. Nesses casos, o mais indicado é que se use produtos hipoalérgicos, pois eles são criados especialmente para pessoas alérgicas, não contendo conservantes e nem formando placas sobre os poros.
Como produtos e removedores de maquiagem hipoalérgicos costumam ser um pouco caros, uma boa opção é utilizar xampu infantil neutro para realizar a remoção da maquiagem nos olhos. Basta diluí-lo em água (meio a meio) fazendo espuma com a solução nas áreas das pálpebras e Cílios, enxaguando de forma abundante.
Confira abaixo mais algumas dicas de ouro.
- Passe o lápis na parte externa dos olhos e não na linha d’agua;
- Prefira máscaras de cílios solúveis em água;
- Use produtos de boa qualidade;
- Evite sombras com glitter;
- Lentes de contato devem ser colocadas antes de começar a maquiagem.
Para quem costuma ter reações após utilizar maquiagem nos olhos e deseja saber mais informações, entre em contato com o seu oftalmologista.
Gostou desse artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Deixar um comentário