A volta às aulas estão chegando e muitos estudantes e pais já estão nos preparativos para esse recomeço. Além da compra do material escolar, muitas outras questões envolvem o retorno à sala de aula. Uma delas é o exame oftalmológico.
Para quem tem problemas de visão, esse período é o momento de fazer uma revisão com o oftalmologista. Segundo dados do Ministério da Educação mais de 50 milhões de estudantes brasileiros precisam de algum tipo de correção óptica.
De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Dr. Marcus Sáfady, cerca de 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos de grau, porém mais 80% delas nunca fizeram o exame.
Os problemas de visão estão entre as principais causas de reprovação escolar no Brasil. Boa parte dos Erros Refracionais são diagnosticados ainda na infância. Quanto mais rápido for realizado a tratamento, maiores serão as chances de ser obter a reversão do quadro.
Como identificar?
Problemas de visão muitas vezes podem ser confundidos com falta de atenção ou dificuldade de aprendizagem. A dificuldade e o esforço que a criança faz para enxergar podem acabar criando um bloqueio ou desinteresse por esta atividade. O ideal é que a criança passe pela avaliação com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, antes de começar o período letivo.
Visto a importância da visão para uma boa aprendizagem, hoje boa parte das escolas já exigem exames oftalmológicos aos alunos. Segundo o médico André Cechinel, o desenvolvimento da visão acontece até os seis ou sete anos de idade.
O grande obstáculo em diagnosticar problemas de visão nas crianças ocorre pelo ao fato dos pequenos não terem noção do que é uma boa visão. Por esta razão é preciso que os pais estejam atentos para identificar pequenos sinais que indiquem as dificuldades visuais, e sendo assim, procurar um bom oftalmologista.
Além de verificar a necessidade do uso de grau, o exame oftalmológico verifica se há deficiência de cores (Daltonismo) e problemas na motilidade ocular que também são essenciais para um aproveitamento escolar adequado.
Confira abaixo os principais problemas de visão que atingem as crianças:
Hipermetropia – Erro de refração ocular que dificulta a visão de perto e de longe.
Miopia – Distúrbio de refração em que os raios luminosos formam o foco antes da retina e dificultam a visão de longe.
Astigmatismo – Problema Óptico causado pela forma irregular da córnea que causa visão desfocada, tanto de perto como de longe.
Estrabismo – Patologia oftalmológica que impossibilita o alinhamento dos olhos.
Ambliopia – Má formação da visão.
Dentre essas deficiências a mais perigosa é a Ambliopia, conhecida como a “síndrome do olho preguiçoso”, disfunção que afeta um ou os dois olhos, impossibilitando o desenvolvimento normal da visão. O exame oftalmológico é a melhor maneira de identificar esse problema rapidamente e corrigi-lo a tempo para que a criança não tenha a visão comprometida definitivamente.
Portanto, agende já a consulta do seu filho para que ele tenha 100% de aproveitamento no início deste ano letivo.
Gostou desse artigo? Compartilhe essa experiência com outras pessoas.
Deixar um comentário