A estação mais quente do ano é perfeita para aproveitar o sol, praia, piscina e passeios ao ar livre. Mas além dos momentos de diversão também é preciso tomar cuidado com a saúde nos dias de verão.
Muitos problemas de saúde acabam se desenvolvendo nessa época do ano. Apesar de muitas pessoas aumentarem a cautela com a pele, não é só esse órgão que precisa de cuidados. Os olhos também necessitam de proteção durante o verão.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, alergias e infecções oculares acontecem com mais frequência durante essa estação. O Órgão alerta para as precauções com relação à visão no nesse período. A maioria das alergias que surgem são decorrentes do cloro na piscina, do sal marítimo e da exposição excessiva ao sol.
Os vilões do Verão
Elementos químicos como o cloro e o sódio da água do mar acabam criando ressecamento ocular, deixando os olhos irritados e avermelhados. Além disso, pelo aumento do número de banhista, há também o aumento da proliferação de bactérias e fungos na água e na areia da praia, o que pode gerar doenças como Conjuntivite e Ceratite.
Os raios solares ultravioletas também são muito prejudiciais a visão humana. A radiação UVA e UVB são responsáveis por diversos problemas de saúde, entre eles o câncer de pele. Eles estão presentes durante todo o ano, sendo necessário realizar a proteção contínua da visão. Porém, o raio UVB (causador das queimaduras solares) acaba se tornando mais intenso durante o verão.
A melhor forma de proteger a visão é utilizando óculos de sol de qualidade que possua filtro contra os raios UVA e UVB. O uso de chapéu ou boné também evita que os raios reflitam diretamente nos olhos e prejudiquem a visão.
A exposição excessiva ao sol pode propiciar algumas doenças como:
Catarata: Pessoas que permanecem longos períodos expostas ao sol, sem proteção, podem ter catarata precocemente. A catarata causa perda progressiva da visão, necessitando que o paciente passe por cirurgia para resolver o problema.
Pterígio: Este problema é uma condição ocular em que há o crescimento de um tecido na conjuntiva em direção à córnea e causa irritação e coceira nos olhos. A principal causa é a exposição à luz solar sem proteção. Assim como a catarata, também é necessário cirurgia para retirar o tecido, que pode voltar a aparecer.
Outros cuidados com os olhos no verão
Também é preciso ter cuidado ao passar o filtro solar no rosto. Nunca aplique o produto próximo as pálpebras para que não haja risco de escorrer com o suor e entre na parte interna dos olhos.
Se você utiliza lentes de contato, a higiene deve ser redobrada ao ir à praia ou piscina. Evite abrir os olhos em baixo d’água e caso for fazer mergulho, não se esqueça de utilizar os óculos apropriados para esse tipo de atividade.
Para evitar que o tempo seco resseque os olhos, não se esqueça de levar na bolsa um colírio lubrificante para aplicar, se necessário. Seguindo essas dicas, você consegue aproveitar o verão ao máximo, protegendo a sua visão dos danos.
Deixar um comentário